Semembrás Sementes - Pastagens degradadas: recuperar ou reformar?
(18) 3653-2727

Ligue pra gente

vendas@semembras.com

Faça seu pedido

Penápolis/SP

Rodovia Assis Chateaubriand
S/N - Km 280

Pastagens degradadas: recuperar ou reformar?

Pastagens degradadas: recuperar ou reformar?

A degradação das áreas de pastagem pode ocorrer por diversos fatores, sendo os mais comuns o manejo inadequado e a insuficiência de nutrientes para o bom desenvolvimento das plantas.

 

Para se prevenir contra este tipo de problema, o pecuarista deve controlar a fertilidade do solo, realizando testes laboratoriais que sirvam de base para a tomada de decisões, e fazer um manejo atento da altura das pastagens, seja no pastejo contínuo ou em piquetes.

 

As alturas de entrada e saída dos animais, bem como a altura para manutenção do pastejo contínuo, são calculadas para garantir o máximo aproveitamento da produção de forragem, coincidindo com o período de maior valor nutricional das plantas. Além de respeitar os ciclos naturais do clima e do desenvolvimento das pastagens perenes.

 

Ao permitir que os animais façam o pastejo antes ou depois do ponto ideal, além de não oferecer o valor nutricional adequado para o rebanho, também aumenta-se o risco de falhas na rebrota, levando à degradação das pastagens.

 

Quando recuperar?

 

Nos casos de degradação leve, é possível recuperar as pastagens, sem necessidade de replantio. Se o pasto já estiver estabelecido, sem a invasão de plantas daninhas problemáticas, e as causas da degradação forem possíveis de corrigir, então recomenda-se que o produtor faça a recuperação da área. As principais medidas deste processo incluem ajustes no manejo e a correção da fertilidade do solo.

 

Quando reformar?

 

A reforma da área de pastagem é indicada para os casos em que a degradação é mais intensa, com infestação grave de plantas daninhas ou quando a produção de forragem já não alcança níveis satisfatórios. A reforma também é necessária quando se faz a revisão da estratégia de manejo, optando-se pelo uso de uma nova cultivar.

 

Para realizar a reforma de maneira adequada é preciso escolher sementes de qualidade, cultivares que atendam à estratégia e se adaptem à região de plantio, fazer a calagem e a correção do solo, além de seguir as boas práticas de plantio, com o uso de maquinário adequado.

 

Consulte um especialista

 

A SememBrás oferece aos seus clientes assistência completa para um manejo lucrativo das pastagens, desde a escolha das sementes até acompanhamento do manejo.

 

Todo o atendimento pós-vendas da SememBrás é realizado por profissionais capacitados e experientes, que contam com o suporte e atualizações constantes de pesquisadores e do corpo técnico da empresa.

 

Quer conversar com um especialista ou receber uma visita em sua fazenda? Fale com a SememBrás pelo WhatsApp: (18) 98186-0015